Quanto Ganha um Vitrinista – Salário

A profissão é pouco conhecida do público, mas muito valorizada pelo comércio. Veja o que faz e quanto ganha um vitrinista.



As funções principais do vitrinista são valorizar a fachada das lojas e atrair clientes em potencial. Uma vitrine bem produzida faz toda a diferença no faturamento de um estabelecimento comercial. Para isto, é necessário criatividade, originalidade e organização. Um profissional da área ganha de acordo com a qualidade do serviço prestado – mesmo que esta seja apenas uma avaliação subjetiva do comerciante.

A atração das vitrines é uma das grandes responsáveis pelas vendas. Muitos consumidores, mesmo sem ter em mente nenhum item a ser comprado, entram nas lojas em função da exposição caprichada dos principais produtos. Ao lado de vendedores e promotores de vendas, o vitrinista faz parte do aumento do volume de vendas.

vitrinista

Quanto Ganha um Vitrinista?

Um vitrinista em início de carreira ganha em torno de R$ 1.000 mensais. O salário sobe parar R$ 5.000, e pode ser ainda maior para coordenadores de área. O profissional pode trabalhar como vendedor vitrinista, consultor ou designer de loja.

Um vendedor vitrinista trabalha nas vendas, atende os consumidores e também cuida do visual da loja; pode ser uma porta de entrada para a carreira. Um consultor presta serviços especialmente para marcas, visitando os pontos de venda e sugerindo formas adequadas para a exposição dos produtos. Para ser um designer de loja, é preciso ter qualificação e alguma experiência.

Existem muitos cursos livres de vitrinista, inclusive online. Não existem pré-requisitos, além de noções de estética e composição. Os alunos aprendem formas de apresentação dos preços, datas comemorativas e calendário promocional, elementos decorativos, iluminação, técnicas de fixação e montagem.

Os profissionais de vitrinismo que quiserem obter uma formação mais sólida podem cursar uma graduação tecnológica em Moda. Isto garante maior domínio das técnicas mercadológicas, noções de comercialização e melhores salários.

salário de vitrinista

Mercado de Trabalho para Vitrinistas

A profissão é muito antiga, mas faz pouco tempo que a figura do vitrinista assumiu sua posição no mercado. Antes disto, o dono da loja ou algum vendedor mais criativo assumia a função de decorar a vitrine e apresentar promoções e ofertas.

Esta é uma das profissões consideradas glamurosas, mas exige muito do profissional. Dedicação, estudo, pesquisa, trabalho e perfeição são algumas das características esperadas de um vitrinista, que, desta forma, pode obter destaque e sucesso. Vale lembrar, porém, que o vitrinista quase sempre trabalha quando a loja está fechada – e, em muitos casos, isto significa virar a madrugada decorando os pontos de exposição.

O mercado sofre com a falta de vitrinistas qualificados. Um giro pelos centros comerciais é suficiente para verificar que a maior parte das vitrines é decorada de maneira amadora. Portanto, é necessário investir na capacitação técnica e manter-se sempre atualizado, para garantir não apenas boas posições profissionais, mas também a satisfação na atividade principal do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *