Quanto Ganha um Tecnólogo em Logística – Salário

Profissão em ascensão no mercado, o tecnólogo em Logística pode ganhar bons salários.



O tecnólogo em Logística cuida das compras, estocagem e distribuição de mercadorias e informações em uma empresa. Seu trabalho abrange a circulação de peças e matéria prima para as linhas de produção e também para os distribuidores e, em alguns casos, para os pontos de venda. Para tanto, é preciso organizar os melhores fornecedores, estabelecer padrões de recebimento, armazenamento, circulação e embalagem do material.

Ainda pode fazer parte de suas atribuições o inventário de estoques, sistema de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos. Mais recentemente surgiu o conceito de logística reversa, que controla o descarte de materiais de forma sustentável, com o mínimo impacto para o meio ambiente.

tecnólogo em logística

“Gerenciamento logístico é a parte da cadeia de gerenciamento que planeja, programa e controla de forma eficaz o fluxo direto e reverso e a armazenagem de bens, serviços e informações entre os pontos de origem e de consumo (ou distribuição), com vistas ao atendimento das satisfações e desejos dos consumidores”.

Esta é a definição do foco do tecnólogo em Logística, de acordo com a definição do Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP), maior associação mundial de profissionais de gestão de cadeias de abastecimento.

Qual Salário de um Tecnólogo em Logística

Um tecnólogo em Logística em início de carreira ganha R$ 1.900 mensais. Os salários de cargos de chefia podem atingir R$ 8.000.

É importante distinguir entre os técnicos (nível médio) e os tecnólogos (nível superior). Os técnicos respondem por tarefas rotineiras, enquanto a organização e otimização do setor ficam a cargo dos tecnólogos. Existem também cursos rápidos, inclusive online, que fornece as noções gerais do setor.

Os maiores salários de profissionais de logística se concentram nas regiões Sul e Sudeste, especialmente nos grandes centros urbanos, mas é possível encontrar boas vagas em todo o país. Os rendimentos mensais variam também de acordo com o porte da empresa. A profissão ainda não é regulamentada no Brasil e, por isto, os tecnólogos em Logística enfrentam a concorrência de administradores de empresas, economistas e até mesmo de engenheiros.

Curso de Logística – Técnico e Graduação

As disciplinas básicas da graduação tecnológica em Logística são matemática, contabilidade e custos e estatística. O também curso aborda comunicação e estratégia empresarial, modelos de gestão, projetos, pesquisa operacional, PCP (planejamento e controle da produção), legislação tributária e ética, entre outras.

As disciplinas específicas do curso, concluído em quatro ou seis semestres (a carga mínima exigida pelo Ministério da Educação é de 1.600 horas de aula), incluem estoques, movimentação e armazenagem de materiais, localização de instalações, distribuição e transporte (nas suas várias modalidades: rodoviário, ferroviário, aéreo, naval, etc.), atendimento ao cliente, qualidade e cadeia de suprimentos.

+ Confira:

Algumas instituições de ensino superior oferecem o curso de inglês integrado ao currículo de Logística, o que é uma grande vantagem, porque dominar outros idiomas é fundamental para exercer a função na maioria das empresas.

Um comentário em “Quanto Ganha um Tecnólogo em Logística – Salário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *