Quanto Ganha um Técnico em Segurança do Trabalho – Salário

Todas as profissões envolvidas com as atividades de segurança são de extrema importância para o bom andamento e para a harmonia dos mais diversos espaços, essa perspectiva não é diferente quando se trata, do ambiente de trabalho e dos profissionais responsáveis pela manutenção das regras de segurança por lá. Exemplo disso é a atuação de um Técnico em Segurança do Trabalho que se estende a todos os segmentos industriais, sendo de fundamental importância a sua atuação na prevenção de acidentes nessas áreas.



Quanto Ganha um Técnico em Segurança do Trabalho?

segurança do trabalho

Além do mais, é de sua responsabilidade pela informação ao empregador e aos trabalhadores sobre os riscos que existem no ambiente do trabalho, com a promoção de campanhas, de cursos e de outros eventos de divulgação sobre as normas de segurança, de saúde no trabalho e ações de prevenção ao meio ambiente de um modo geral.

O Segurança do Trabalho é responsável ainda pela execução de inspeções, de recomendações e de auditorias técnicas, sempre se atualizando e realizando estudos, avaliações e inspeções sobre as condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde. Esse profissional cuida também do treinamento teórico e prático a respeito da segurança, com o propósito de deixar os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, sobre as normas e sobre os procedimentos de segurança que são aplicáveis.

Fazem parte do perfil profissional para a função, ter capacidade de liderança e boa comunicação, além de ser capaz de se adaptar às novas situações, capacidade de análise, atenção às minúcias, habilidade na resolução de problemas e facilidade na lida com as pessoas.

Com habilidade na análise de métodos e de processos de trabalho e na identificação dos fatores e nas condições que podem ocasionar riscos, dando mais melhorias e segurança no ambiente de trabalho, o Segurança do Trabalho estuda o local, verifica a viabilidade e efetividade da aplicação das normas de segurança, bem como averigua a adequação das condições de higiene de alimentação desse local.

Função e Salário de Técnico em Segurança do Trabalho

A condição para o exercício da função de Segurança do Trabalho imprescinde de uma Certificação de um Curso Técnico na área com duração de até dois anos; é nesse curso que o futuro profissional terá conhecimento sobre a interpretação e a execução das normas de segurança do trabalho, sobre a operação de instrumentos de avaliação ambiental, a condução do trabalho técnico em segurança do trabalho e matérias referentes à sociologia e relações humanas de um modo geral.

Conforme pesquisas realizadas, o valor do salário médio inicial de um profissional Segurança do Trabalho equivale a R$2.200.

Um comentário em “Quanto Ganha um Técnico em Segurança do Trabalho – Salário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *