Quanto Ganha um Promotor Público – Salário

Você se identifica com as atividades desenvolvidas pela Justiça e gostaria de trabalhar nesta área? Quer saber quanto um promotor público ganha de salário? Pois bem, para ingressar nesse ramo é necessário se preparar, investindo em uma graduação. Independente da profissão que você escolha exercer, é obrigatório fazer o curso de direito, que lhe permite conhecer e colocar em prática as leis brasileiras.



O campo de direito é bastante democrático, pois ao se formar neste curso, você poderá atuar em diferentes áreas como, por exemplo, ser advogado, delegado, juiz e promotor. Esta última alternativa é uma das mais vislumbradas pelos estudantes de direito, o que se deve à estabilidade trabalhista e financeira que este cargo público oferece.

Você quer ser um promotor público? Para exercer esta função é necessário passar por uma série de processos de preparação, que vão desde o curso de direito até a especialização. Também recomendado pesquisar se as atividades exercidas e a remuneração oferecidas estão de acordo com as suas expectativas. Por isso, acompanhe abaixo, mais informações sobre quanto ganha um promotor público:

promotor público

Promotor Público (Curso de Direito)

Conforme já foi dito, independente da carreira que você pretende seguir na área da Justiça é necessário se graduar no curso de direito. Portanto, saiba que o direito é definido como uma ciência que é responsável pela aplicação das leis jurídicas, que são estipuladas por um país, tendo como objetivo promover a organização das relações entre os indivíduos e grupos na sociedade.

Os profissionais formados em direito cumprem o papel de cuidar das relações existentes entre os cidadãos, as empresas e o poder público, fazendo a análise dos conflitos, tendo como base as leis que são estabelecidas na Constituição Brasileira.

Levando isso em consideração, o curso de direito tem como meta formar profissionais que sejam capacitados para ter conhecimentos sobre as leias brasileiras para que tenham autonomia para defender os interesses dos seus clientes.

O curso de direito tem uma duração de 5 anos, que são divididos em aulas teóricas e práticas, estas primeiras regem os dois anos iniciais da faculdade. Já, as aulas práticas começam durante a metade da graduação, em que os alunos passam a acompanhar as audiências judiciais, entrando em contato com a realidade que irão encontrar no dia a dia.

A partir deste período também é possível começar a fazer um estágio, o que lhe permite ganhar experiência profissional.

É importante ressaltar, que mesmo depois de concluir o curso de direito, você ainda não poderá atuar como advogado, pois é necessário ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que se caracteriza por ser composto por duas provas, uma de questões objetivas e outra de prática-profissional. Para ser promotor, que é uma cargo público é necessário realizar este exame, não é aceito ser apenas bacharel em direito.

Como Ser Promotor Público?

Para ser um promotor público é necessário ser formado em direito e passar por uma série de etapas. Em primeiro lugar, você deve se candidatar aos concursos públicos que oferecem o cargo de promotor, que são realizados pelos tribunais regionais e estaduais. É necessário pagar a taxa da inscrição e se preparar para a prova, pois este é um dos cargos mais concorridos.

A prova do concurso público para promotoria pública para promotor se caracteriza por ser bastante extensa, sendo composta por questões abordam as principais áreas do direito como, por exemplo, direito social, direitos humanos, direito civil, direito penal, direito criminal, entre outros.

O exame cobra dos candidatos, tanto conhecimentos teóricos quanto práticos. Uma pessoa que passa em um concurso de promotor público, geralmente tem uma preparação que dura em, média, entre 1 e 2 anos, estudando os conteúdos diariamente.

ministério público

Quanto Ganha um Promotor Público?

Sem dúvidas, o cargo de promotor público está entre um dos mais concorridos na área da Justiça, anualmente levando milhares de pessoas a se inscreverem nos concursos públicos para executar esta função.

Este fator se deve em parte pelas atividades que este profissional pode desenvolver, sendo incumbido de cobrar a aplicação da lei e instalar investigações sobre determinadas situações que ultrapassam o limite das normas da Constituição Brasil.

Outro atrativo do cargo de promotor público é a remuneração concedida a este profissionais, que inicialmente é de R$ 17.000,00, podendo aumentar ao longo dos anos conforme a sua experiência, hoje há promotores ganhando o teto salarial R$33.763.

E no começo, confira: Quanto Ganha um Estagiário de Direito – Salário

9 comentários em “Quanto Ganha um Promotor Público – Salário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *