Quanto Ganha um Palhaço de Festas – Salário

Ser um palhaço de festas é uma profissão com bons atrativos. Confira quanto ganha e como é o dia a dia.



Uma dupla de palhaços pode ganhar muito bem, em relação à média salarial brasileira, alguns palhaços de festas chegam a retirar R$ 5.000 mensais, apresentando-se em festas familiares, escolares e comunitárias.

Quanto Ganha um Palhaço de Festas?

palhaço de festa

Para exercer a carreira, no entanto, é preciso muito planejamento e organização. O trabalho de um palhaço de festas é sazonal: durante as férias escolares, o número de festas infantis é bastante reduzido. Por isto, o orçamento doméstico não pode ser menosprezado.

Outra questão fundamental é a preparação. Um palhaço de festas precisa ter carisma, capacidade para encantar adultos e crianças e muita disposição para trabalhar nos fins de semana, períodos que concentram a maioria dos aniversários e outras festividades.

O preparo não deve ser negligenciado: fazer palhaçada é coisa muito séria. É preciso estudar composição de personagens e de sketches, encenação e técnicas de maquiagem, entre outras. Existem escolas específicas para a formação de palhaços.

palhaço de festa salário

“Quem não se comunica se estrumbica”

A frase é de Abelardo Barbosa, o imortal Chacrinha. A comunicação é outro ponto importante: a divulgação do trabalho precisa ser profissional e passar profissionalismo e confiança para os eventuais contratantes. Como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”.

O principal canal para promoção é a internet: um site pode apresentar vídeos das encenações, do figurino, dos destaques entre os personagens, etc. As redes sociais podem funcionar como canais auxiliares para divulgar o trabalho.

Como instrumento auxiliar, podem ser distribuídos cartazes e filipetas em locais próximas a escolas de educação infantil, de nível fundamental e para os convidados das festas. Para não onerar o bolso dos palhaços em início de carreira, os custos do material de divulgação podem ser dividido com atores especializados na composição de animais e personagens dos quadrinhos e desenhos animados.

quanto ganha um palhaço

Como se tornar um palhaço de festas

Em primeiro lugar, um candidato a palhaço de festas precisa ter vocação e talento. Em muitas ocasiões, a apresentação é o ponto alto da comemoração – e isto pode significar um grande sucesso ou um tremendo fracasso.

Muitas pessoas apresentam capacidade natural para fazer rir desde pequenas. São atores natos, mas isto não é suficiente para fazer sucesso como palhaço de festas. a atriz Eva Wilma disse certa vez que “quem nasce gracinha e não se desenvolve, morre gracinha”.

É preciso também desenvolver outras técnicas de entretenimento, como malabarismo, acrobacias, balões para produção de animais, truques rápidos de mágica e apresentações musicais, mesmo que, em alguns momentos, não seja possível utilizá-los, porque a família providenciou a contratação de outros profissionais para animar a festa.

Outras atividades são: ventriloquismo, pintura facial das crianças convidadas, concursos de boca do palhaço (os convidados precisam acertar a boca de um grande palhaço de papel-cartão para fazer pontos). É preciso conhecer o universo das crianças convidadas. Por isto, é importante entrevistar os pais antes de planejar totalmente a apresentação.

Praticamente todas as escolas de teatro oferecem cursos de curta, média e longa duração para enriquecer as apresentações dos palhaços de festas. Neles, os alunos aprendem técnicas para exaustação corporal ou pelo riso, o uso do elemento surpresa – que pode mudar o rumo da história que está sendo contada – tipos de palhaços e muitas outras estratégias.

É importante diversificar as atividades. As apresentações podem ser encenadas em clínicas e hospitais (inclusive para idosos, com as devidas adaptações), associações de amigos de bairros, igrejas e outros templos religiosos. Com isto, os rendimentos aumentam e a vivência com diferentes experiências de vida enriquece significativamente a bagagem dos atores que querem se especializar nas risadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *