Quanto Ganha um Médico Pediatra – Salário

A Pediatria é a especialidade da medicina responsável pelo acompanhamento, estudo e análise da saúde da criança, adolescente e pré-adolescente.



Assim como as demais especializações, para se tornar um médico pediatra é preciso complementar a formação básica de medicina, o que resulta em até 11 anos, onde nos 6 primeiros anos há a formação básica em Medicina, nos 2 posteriores a especialização em Pediatria e nos últimos 3 anos a residência médica.

Para se tornar um médico pediatra é preciso muito mais do que amar crianças. Este profissional deve ser capacitado para acompanhar com cuidado esta fase da vida, afinal, o desenvolvimento infantil saudável pode resultar em uma vida adulta com menos complicações.

pedriatra

Especialização em Pediatria

Ao finalizar a formação básica em Medicina, o estudante que pretende ser um médico pediatra deverá cursar as seguintes matérias, as quais pertencem ao currículo da especialização em Pediatria:

  • Anatomia (com foco principal na anatomia infantil)
  • Fisiologia
  • Exames e Análises Clínicas
  • Psicologia Infantil Básica
  • Pedagogia
  • Patologia Infantil
  • Química Básica
  • Farmacologia Básica
  • Biologia
  • Pesquisa na Área de Prevenção de Acidentes

Vantagens e Desvantagens da Carreira

Apesar da certeza de serem apaixonados por suas futuras profissões, é preciso destacar que os médicos pediatras podem conviver com muitos aspectos desfavoráveis ao longo de suas carreiras.

Como principal desvantagem pode ser citada a grande concorrência de profissionais. Apesar da alta demanda, muitos são os médicos pediatras formados ano a ano. Para as mulheres, a concorrência é ainda maior, já que 65% dos médicos pediatras são do sexo feminino.

Além dos sistemas públicos de saúde, como as unidades da família espalhadas pelo estado de São Paulo, por exemplo, o médico pediatra pode exercer suas funções em pronto atendimentos, hospitais públicos e privados, clínicas e consultórios particulares etc.

Quanto Ganha um Médico Pediatra?

O salário do médico Pediatra varia de acordo com o tipo de contratante, modelo de contrato e região do país.

Para pediatras que trabalham no sistema privado de saúde pode alcançar os R$10 mil. Entretanto, no sistema público os vencimentos alcançam, em média, R$5 mil. Médicos plantonistas podem ainda receber bônus por plantão, cujo valor é definido pela administradora do contrato.

A fim de turbinar o salário do final do mês, muitos médicos pediatras dedicam-se a mais de 1 emprego, simultaneamente. Sendo assim, podem exercer suas atividades no SUS, rede particular e também nas cooperativas e planos de saúde. Atuar em uma destas redes não impossibilita que o médico firme um segundo – ou até terceiro – contrato com um novo contratante.

Vale salientar que a maior parte dos sistemas públicos municipais e estaduais contratam os médicos pediatras por meio de concursos públicos ou processos seletivos!

24 comentários em “Quanto Ganha um Médico Pediatra – Salário

  1. ESTE PAÍS: BRASIL, O PAÍS DO ABSURDO. QUEM NÃO TEM NEHUMA FORMAÇÃO, GANHA MLHÕES, ENQUANTO PESSOAS DESQUALIFICADAS (JOGADOR DE FUTEBOL) GANHAM MILHÕES. PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, COMO MÉDICOS, PROFESSORES, ADVOGADOS, ENGENHEIROROS, MESTRES DE OBRA, PINTOR, PEDREIRO GANHAM MISÉRIA.

    1. nao acho que jogador de futebol seja desqualificada, outra quem paga o salario deles nao e o governo ou algo do tipo, sao os proprios torcedores, e se tu nao sabe jogador tbm e uma profissa.

      1. OH THAWYANA, ME DESCULPA PELAS PALAVRAS QUE VOU TE DIZER AGORA. NÃO É JOGADOR DE FUTEBOL QUE PASSA ANOS DE SUAS VIDAS PARA GANHA UM DIPLOMA , E MESMO ASSIM A SOCIEDADE NÃO MUITO VALOR, E NÃO É JOGADOR DE FUTEBOL QUE PASSA HORAS DE SUA VIDA PARA FAZER UMA CIRURGIA, PARA SALVA UMA VIDA, “O QUE O JOGADOR FAZ ALGUM PARA TE AJUDAR, SIMPLESMENTE NADA”. É O QUE EU PENSO.
        EU NÃO ESTOU DESQUALIFICADO ,UM JOGADOR POR QUE EU SEI QUE MUTOS SOFREU PARA CHEGAR ONDE ESTÁ.

      2. Passamos por um momento critico,onde um médico que estudou anos e sofreu tanto acaba ficando como mais um na multidão;Então do nada sai uma pessoa denominada ”Thawyna” que creio eu nem ter concluido o ensino médio,falando coisas tão descabidas sobre uma(me perdoem pela palavra)porra de jogador de futebol,me polpe,essa porcaria de futebol nem deveria existir,não traz benefícios algum para a população!!!

        1. Independente da escolaridade da Thawyna, ela falou uma grande verdade utilizando a “lógica”. Não entendo muito de futebol, mas sei que eles ganham muito através da publicidade e do retorno que “os próprios torcedores”, que assistem jogos na televisão e estádios, trazem a eles. Não só jogadores de futebol, como também modelos, atrizes, apresentadoras, ganham muito dinheiro desta forma. MAS, algo que vc IGNORA é que há muitos jogadores de futebol, atrizes e modelos que “não vingaram” ou não alcançaram notoriedade, os que conseguem fazem parte de uma porcentagem infema. A medicina, “o magistério”, a advocacia… são profissões tradicionais com excesso de profissionais no mercado diminuindo assim o valor do salário (injustamente). Essa é regra do mercado com a qual devemos lidar e não criticar aqueles que são sustentados pelos “prazeres” da massa, esta sim, escolhe pagá-los quando sentam na frente do sofá pra assistir televisão! LÓGICA, SIMPLESMENTE LÓGICA. Nisso, posso dizer que a sociedade tem mais culpa que o governo.

        2. As pessoas reclamam do contraste entre o salário de um médico e um jogador de futebol, mas ignoram que são elas, através da futilidade, que sustentam o padrão de vida “das estrelas” ao comprarem revistas, assistirem alguns programas de TV, irem a estádios… Enquanto isso, médicos, professores, advogados, engenheiros… tentam sobreviver na lógica do mercado! E qual é??? *Escassez de profissionais + qualificação + necessidade (se não for ao médico morre rs, se não tiver advogado perde causa, e o professor que tem educação desvalorizada?)= Retorno financeiro*. Então, se vc for um profissional maravilhoso, mas tiver milhares de vc, muito dificilmente ganhará bem! Já o salário do magistério é vergonhoso. Solução??? Mobilização social para que O PISO SALARIAL DIGNO SEJA RESPEITADO. Só que não, vão assistir o jogo FLAMENGO X VASCO ou outro clássico.

        3. Victor concordo com vc este é um país que muita das profissões que as pessoas pagam por muito dinheiro fica encarando faculdade por muito tempo, quando se formam não recebe porcaria nenhuma de dinheiro mensal o problema não é o gostar só do dinheiro e sim que as pessoas como médico salva vidas de muitas pessoas e jogador de futebol vão até eles para consultar,mas não essa porcaria de jogador de futebol ganham mais do que as pessoas que batalham muito para salvar vidas e também que abrem novas vidas um abraço enorme Victor

      3. esses jogadores de futebol ganham milhões pra correr num campo atrás de uma bola,enquanto um médico salva várias vidas e da duro em anos de estudos pra ganhar tão poco,e se quiser ganhar mais tem que trabalhar mais de 20 horas por dia.Isso depois de ficar mais de 7 anos estudando e se dedicando pra poder exercer a profissão.

    2. Que coisa… Não eh só no Brasil, mas no mundo todo eh assim, ou na sua imaginação, um profissional qualificado, que tenha ate sido laureado com premio Nobel, ganha mais que um ATOR como Brad Pitt, Angelina Jolie e muuuitos outros… Ganha mais que um jogador famoso de futebol americano, de basquete, campeões olímpicos, e outras estrelas do esporte e do entretenimento e da religião? Não, não… ninguém no mundo todo valoriza o conhecimento e a ciência, só mesmo se valem do que a ciência e os estudiosos produzem. Eo famoso sistema de produção chamado CAPITALISMO consumista o vilão.

  2. Sou completamente apaixonada por esse profissão, “Pediatria” mas são tantos anos de estudos que cheguei a desanimar.

    1. São tantos anos de estudo Laryssa que eu até fico maluca quando pesquiso sobre , porém na vida temos que se dedicar , se não for para uma profissão terá que ser para outra , então não desanime não , pense no amanhã que você irá colher os frutos do seu estudo e no final você poderá dizer que valeu a pena !

  3. acho isso um absurdo!! Eles cuidam de nossas crianças e ainda ganham essa miséria fala sério, quer dizer se eu tiver nádegas grandes e um seios grandes eu ganho uns 100.000, se eu fosse jogador eu ganharia uns milhões… Fala serio a te quando esse mundo vai ser assim injusto com quem não merece?

    1. Concordo com você Ana Machado, até para emprego olha-se o corpo e o rosto, nós que pretendemos nos especializar ganhamos misérias e deve ser tão maravilhoso ver um sorriso de um bebe saudável em nossos braços s2 e muitos ganham mais e so ouvi gostosa e taal e sabendo que não vai ficar gostosa para sempre. Bjão

  4. Os professores estudar tanto e não tem valor um jogador de futebol so estuda bestera e ganha milhões tem gente que diz que jogador de futebol arrisca a vida não so por que têm dinheiro a saúde mais um professor arrisca do mesmo geito e não ganha nada um professor endoidese fica doente dos nervos apanha de alunos tem que suporta toda as coisa da vida professor é a profissão mais emportante para eu ser juiz tenho que passar pelo professor medico pediatra arquiteto todas profissão passa pelo professor pediatra no Brasil na ganha oque merece.

  5. Diante do que estamos vivendo nesse mundo atual, da sim de ficarmos indignados com o que vemos!!! Nao é desrespeitando opinião de ninguém aqui, mais um Profissional, que passa sua vida inteira lutando, batalhando,não ser valorizado, hahahahaha é sacanagem!!
    Pena que vivemos mesmo num mundo tão desigual, que preferem valorizar a ” FAMA” do que a própria vida!!

  6. Sinseramente não sei até quando esse mundo vai ter injustiças como essa, talvez sempre terá. Nós, a população somos provavelmente visto como Burros pelo simples fato de que a Fama e mais importante do que o resto (saúde,educação etc). Não acho certo que a Pediatria seja tão desvalorizada, como uma pessoa que vê todos os dias crianças com problemas mais sérios, do tipo: Câncer, e só ganha isso ? Isso é uma miséria.

  7. Concordo com vcs 🙂
    Deveriamos ganhar o dobro, pq nao é atoa que estudamos,batalhamos pra chegar onde devemos , os jogadores de futebol so faz correr atraz de bola , cantor so faz show , atriz simplesmente so atua e fazem seu papel, enquato nois ficamos com a cara nos livros deixando de dormir a noite estudando, passa 6anos na faculdade fora o estagio e mais 2 anos pra se especializar na area de pediatria, sei que devos fazer as coisas por amor, nao por dinheiro , mais eh muito injusto um jogador que nao faz quase nada alem de correr atras da bola, mais eu nem ligo o importante e que eu faça por amor e pq eu amoo de verdade essa profissao <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *