Quanto Ganha um Juiz Federal – Salário

Você tem habilidades e vocação inclinadas para a área da Justiça? Neste caso, é necessário perceber estas características e saber usá-las da maneira correta para seguir carreira em uma profissão bem sucedida. Para ingressar neste ramo, é necessário se graduar em direito, que é um dos cursos mais concorridos, tanto nas universidades públicas quanto nas privadas. Conheça a carreira de juiz federal e veja qual o salário atual dos magistrados.



Ao entrar para o curso de direito, os alunos possuem um campo bastante democrático para trabalharem, visto que há diversas opções profissionais para um advogado. Entre os campos de atuação mais desejados é o de Juiz Federal, que atrai muitas pessoas devido à importância que este cargo tem na sociedade e à remuneração que ele oferece, que é considerada alta.

Devido à grande concorrência e o alto nível de exigência para executar as atividades do dia a dia, ser um Juiz Federal é um desejo que carece de muito esforço, determinação e competência para se realizar. Por isso, acompanhe abaixo, mais informações sobre como ser e quanto ganha um Juiz Federal:

juiz federal

Juiz Federal – Concurso, Salário e Informações

Ser Juiz Federal é a finalidade de muitas pessoas que se interessam pela área da Justiça. No entanto, para atingir este objetivo é necessário percorrer um longo caminho. Antes de qualquer coisa, é necessário começar fazendo um curso de direito, que tem duração de cinco anos.

O curso de direito se caracteriza por ser a ciência que cuida da aplicação das leis jurídicas, que são estipuladas por um Estado, que possuem o objetivo de organizar as relações entre os indivíduos e os grupos na sociedade. Os profissionais desta área trabalham para zelar pela correção das relações entre os cidadãos, de empresas e do poder público, se baseando na análise dos conflitos através dos artigos determinados pela Constituição Brasileira.

A meta do curso de direito é graduar profissionais que sejam capacitados para conhecer as leis brasileiras com profundidade para defender os interesses dos seus clientes. Ao concluir o curso de direito, o bacharel pode atuar como advogado, delegado de polícia, Juiz Federal, promotor de Justiça, entre outras profissões.

Não basta apenas fazer o curso de direito por cinco anos, pois para obter a autorização para atuar nesta profissão é preciso ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que é composto por duas provas, sendo a primeira de conhecimentos teóricos e a segunda relacionada à aplicações dos conhecimentos práticos.

+ Confira também: Quanto Ganha um Defensor Público – Saláriojustiça federal

Como ser um Juiz Federal?

Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente que ser um juiz federal é um objetivo que requer muito empenho. Porém, não se trata de algo impossível, pois estima-se que candidatos medianos tem 50% de chance de obterem aprovação no concurso para magistratura federal.

Para ser um Juiz Federal é preciso se inscrever em um concurso público lançado pelo Governo do país, que é composto por uma prova de conhecimentos teóricos e práticos, sendo necessário comprovar os seus títulos profissionais, sendo que a OAB participa do concurso em todas as fases, desde a aprovação até a nomeação.

Para começar a atuar como juiz federal, o indivíduo tem que ser nomeado para o cargo inicial que é de Juiz Substituto. Para ser aprovado no exame para magistratura é preciso se dedicar intensamente ao estudo de algumas disciplinas que são essenciais para seguir esta carreira, tais como:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Financeiro;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Tributário;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Internacional Público e Privado;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Econômico;
  • Direito de Proteção ao Consumidor.

O tempo de preparação para ser aprovado no concurso público para ser Juiz Federal é de, em média, dois anos e dez meses, podendo variar para mais ou para menos de acordo com a quantidade horas diárias que o candidato se dedica para estudar os conteúdos.

+ Leia também: Quanto Ganha um Policial Federal – Salário

Quanto Ganha um Juiz Federal

O salário de um Juiz Federal é considerado um dos mais altos do Brasil no setor de Justiça, sendo de aproximadamente R$ 22.000,00, no início da carreira, podendo aumentar de acordo com a experiência e especialização deste profissional ao longo da sua carreira.

Além do salário em si, o juiz federal também é contemplado com outros benefícios, que melhoram a sua segurança e qualidade de vida, visto que ele ocupa um cargo que o coloca em riscos.

Já falamos sobre o salário de juiz aqui no QuantoGanha.org, confira em: www.quantoganha.org/quanto-ganha-um-juiz/

8 comentários em “Quanto Ganha um Juiz Federal – Salário

  1. gostaria de saber em uma linguagem simplificada, quais classes de profissionais são os defensores públicos federais? Por favor esclareça-me!

    1. Boa tarde. Os Defensores Públicos, são Advogados do povo. São Advogados que fizeramm um concurso público próprio para defender aquelas pessoas que não podem pagar um advogado. O Estado paga a estes Defensores, para nos defender quando necessário.

  2. Deveria ser melhor remunerado e ter mais juízes …
    Tem muitas responsabilidades em decisões que afetam diretamente pessoas com muito poder econômico.
    Um deputado, por exemplo, tem um “monte” de auxiliares as expensas do estado e no entanto seu ganho comparativamente é muito maior.

  3. Só isso,estuda a vida inteira para ganhar 22.000,00, enquanto um deputado que tem so o 2° o segundo
    grau e ganha mais de 50.00,00. isto é completamente errado.
    Quem ganha mais ? um promotor da justiça ou o tiririca. que não tem estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *