Quanto Ganha um Jovem Aprendiz de Banco – Salário

A remuneração de um jovem aprendiz de banco é de um salário mínimo. Confira as condições.



Jovem aprendiz faz parte do Programa Aprendiz Legal, criado pelo governo federal no ano 2000 e regulamentado em 2005. De acordo com a legislação, empresas de porte médio e grande são obrigadas a reservar entre 5% e 15% de suas vagas para empregar jovens de 14 a 24 anos.

O programa jovem aprendiz, em bancos e outras empresas (inclusive estatais), é voltado para adolescentes de 14 anos e seis meses até 22 anos incompletos. Para participar, a escolaridade mínima exigida é o 9º ano do ensino fundamental e matrícula no ensino médio ou em cursos de educação para jovens e adultos (a frequência escolar é controlada mensalmente). A renda salarial familiar per capita não pode ultrapassar meio salário mínimo.

jovem aprendiz banco do brasil

Objetivos do Programa Jovem Aprendiz

O programa jovem aprendiz prevê a inclusão social, a capacitação profissional – no caso dos bancos, em conhecimentos práticos e teóricos das rotinas bancárias e serviços administrativos –, a prática da cidadania, de valores éticos e do trabalho.

O jovem aprendiz também estimula a ampliação do tempo de estudos, permitindo que os adolescentes possam concorrer a empregos com salários mais elevados e com boas condições de trabalho. Isto é fundamental, especialmente para grupos com vulnerabilidade socioeconômica.

Benefícios do Jovem Aprendiz

A contratação de um jovem aprendiz de banco não é feita diretamente com uma instituição financeira. Empresas conveniadas com o programa, que se responsabilizam pela parte educativa do projeto. O contrato tem duração de 24 meses e, no caso dos menores de idade, só pode ser assinado na presença de um responsável.

A jornada de trabalho é de seis horas diárias e os aprendizes passam por uma capacitação teórica de 600 horas (que inclui cultura geral, temas bancários, informática, questões éticas e outros temas importantes para a trajetória profissional).

Ao oferecer a oportunidade de primeiro emprego para os jovens aprendizes, os bancos garantem o desenvolvimento pessoal, a formação profissional, um forte investimento em treinamento e a possibilidade de efetivação ao término do contrato. Os selecionados são capacitados como contínuos, auxiliares de escritório e escriturários.

jovem aprendiz

Quanto Ganha um Jovem Aprendiz de Banco?

O jovem aprendiz tem remuneração de um salário mínimo nacional (atualmente, fixado em R$ 788,00 mensais), 13º salário, vale-transporte, auxílio-alimentação (R$ 5,00 por dia útil), férias coincidentes com os períodos das férias escolares e depósitos mensais no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) equivalente a 2% do salário. Alguns bancos também oferecem seguro de vida em grupo, colônia de férias, assistência médica e odontológica.

As candidaturas para o programa jovem aprendiz podem ser feitas nos sites dos bancos. Muitas instituições estão com inscrições abertas durante o mês de fevereiro de 2015. O processo seletivo inclui o cadastro no site, seleção de currículos, entrevistas coletivas ou dinâmicas de grupo e entrevistas pessoais com o gestor da área.

Confira também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *