Quanto Ganha um Instrumentador Cirúrgico – Salário

O curso de instrumentação cirúrgica é dirigido a técnicos de enfermagem que queiram se especializar. Saiba mais.



Um instrumentador cirúrgico prepara a mesa cirúrgica, promove técnicas de assepsia e fornece os instrumentos com segurança e precisão. O salário varia de acordo com o porte do hospital, o número de procedimentos mensais, a jornada de trabalho e com a região do país, mas um instrumentador cirúrgico ganha entre R$ 1.500 e R$ 4.000 mensais. O profissional pode trabalhar de segunda a sexta-feira ou em regime de plantões.

instrumentador cirúrgico

Quanto Ganha um Instrumentador Cirúrgico?

O profissional também acompanha os procedimentos de enfermagem antes, durante e depois da cirurgia e realiza procedimentos de limpeza, esterilização e desinfecção de materiais e equipamentos. O instrumentador cirúrgico trabalha sempre sob a supervisão de um enfermeiro.

O instrumentador cirúrgico pode atuar em hospitais e clínicas de cirurgia, nos setores de clínica cirúrgica (para atendimento pré e pós-cirúrgico), centro cirúrgico (onde são realizados os procedimentos), sala de anestesia e central de materiais e esterilização (CME). Estas centrais são instaladas no mesmo local onde ocorrem as cirurgias, garantindo maior eficiência, economia e segurança para os pacientes e profissionais da área de saúde.

Leia também: Quanto Ganha um Cirurgião Geral?

Curso para ser Instrumentador Cirúrgico

Para se tornar um instrumentador cirúrgico, é preciso ter concluído o curso técnico de Enfermagem (de nível médio) e ter no mínimo 18 anos. O objetivo do curso é formar profissionais para auxiliar em centros cirúrgicos, inclusive os de maior complexidade, considerando os aspectos teóricos, técnicos e tecnológicos das intervenções.

Os alunos obtêm a certificação de especialista em instrumentação cirúrgica entre 360 e 480 horas (com as aulas práticas, teóricas e estágio profissional incluídos), de acordo com o curso escolhido, distribuídas em cerca de dez meses.

Os melhores cursos de instrumentação cirúrgica são os que oferecem embasamento teórico para as atividades práticas. O ideal é que as escolas tenham ao menos convênio com um centro cirúrgico. Geralmente, um estágio supervisionado de ao menos 60 horas é obrigatório para a expedição do certificado de conclusão.

Os alunos recebem aulas de ambientação profissional e bloco operatório (onde a atividade do instrumentador cirúrgico á contextualizada com os demais profissionais) e instrumentação cirúrgica (para desenvolver as competências relacionadas à atividade, no preparo da sala de cirurgia e na instrumentação propriamente dita).

Na prática, aprendem sobre ética e legislação aplicada, CME, assistência de enfermagem em centro cirúrgico, organização do processo de trabalho, instrumentação cirúrgica prática e assistência de enfermagem no pré e pós-cirúrgico.

Confira: Quanto Ganha um Médico Clínico Geral – Salárioinstrumentos cirúrgicos

Mercado de Trabalho e Salário de Instrumentador Cirúrgico

A maior parte dos hospitais que realiza cirurgias de alta tecnologia e complexidade está situada no Estado de São Paulo, o que determina a grande necessidade de instrumentadores cirúrgicos bem qualificados. No ano de 2013, havia mais de 30 mil leitos cirúrgicos e obstétricos cirúrgicos disponíveis no Estado.

Apesar de estes hospitais reunirem as melhores oportunidades de emprego e de ascensão na carreira, a atuação de um instrumentador cirúrgico não se resume à participação em procedimentos complexos. Em praticamente todos os hospitais e clínicas cirúrgicas, há demanda destes profissionais, inclusive para operações relativamente simples. Um instrumentador bem formado e atualizado sempre encontra boas opções para atuação.

5 comentários em “Quanto Ganha um Instrumentador Cirúrgico – Salário

  1. Adorei. Vou me matricular nesse curso de especialização de instrumentador cirúrgico. Meu sonho é participar de uma cirurgia, conviver com médicos e cirurgiões. Obrigada por dizer o salário.

  2. Me formei em técnica de enfermagem só me falta receber o meu coren assim que começar a trabalhar na área pretendo me especializar em instrumentista cirúrgica.

  3. Não tenho curso técnico de enfermagem , mais gostaria de fazer um curso de instrumentista cirúrgico, tem que ter curso técnico de enfermagem para fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *