Quanto Ganha um Estagiário de Direito – Salário

É um dos mais clássicos cursos de ensino superior. Veja quanto ganha um estagiário de Direito.



Existem 1.100 cursos de Direito no Brasil. Antes de escolher um deles, é importante verificar se a faculdade está credenciada ao Ministério da Educação e quais foram os últimos conceitos obtidos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

O curso de Direito tem duração de cinco anos e forma generalistas em Direito, apesar de os estudantes poderem direcionar os estudos para um segmento (administrativo, comercial, constitucional, etc.), especialmente com a escolha das disciplinas optativas.

estagiário de direito quanto ganha

Quanto Ganha um Estagiário de Direito?

Nos últimos anos, as bolsas-auxílio paga aos estagiários de Direito têm conhecido ganhos reais (em média, são pagos R$ 1.300 mensais para a jornada de 30 horas semanais). Por outro lado, a concorrência está cada vez mais acirrada: dos 15 milhões de estudantes universitários disponíveis a cada ano, apenas um milhão consegue a vaga.

Um dos grandes problemas para estagiários de Direito é o chamado desvio de função. Como estudantes, eles estão aprendendo a vivência prática da profissão, mas muitas empresas de advocacia colocam os candidatos para desenvolver atividades que nada tem a ver com a carreira escolhida, como tarefas administrativas, vendas e até servir cafezinhos durante as reuniões.

+ Confira: Quanto Ganha um Advogado – Salário

A jornada de trabalho muitas vezes não é respeitada, o que obriga o estagiário a se desdobrar para “dar conta do recado”. O recesso anual, de 30 dias (sempre no período de férias da faculdade), às vezes não é observado.

estágio direito

Salário de Estagiário de Direito

Estes desvios, no entanto, parecem estar com o dias contados: consultorias de recursos humanos têm identificado mudanças na postura dos empresários, especialmente nas grandes e médias corporações jurídicas.

Os estagiários de Direito, cada vez mais, têm recebido um tratamento semelhante ao dispensado para os trainees de outras carreiras, inclusive para a possibilidade de se tornar sócio da empresa (em princípio, minoritário).

Depois de contratado, com a conclusão do curso de Direito, o salário se elevada para R$ 2.500 mensais. Muitos escritórios oferecem outros benefícios, como o pagamento das mensalidades, cursos de especialização, assistência médica, treinamentos, etc. Depois de dois anos exercendo a função, é comum a oferta de bolsas em cursos de excelência internacionais.

+ Interessante: Quanto Ganha um Dono de Cartório?

Um estudante de Direito pode procurar um estágio já no segundo ano do curso. As empresas oferecem práticas de contabilidade (para que possam dominar as atividades do Imposto de Renda), noções básicas de cálculo e normas para o recolhimento de impostos. Alguns escritórios menores cedem seus estagiários para fazerem os cursos nas empresas maiores.

Tudo isto está sendo garantido em função da maior competividade entre as bancas de Direito. Conseguir um estágio – e posteriormente a contratação definitiva – é uma tarefa que existe muito preparo e dedicação. O número de vagas de emprego é sensivelmente maior das grandes capitais brasileiras. A figura do “office-boy de gravata”, no entanto, ainda é frequente em muitas corporações.

+ Leia: Quanto Ganha um Promotor Público – Salário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *