Quanto Ganha um Engenheiro Elétrico – Salário

A carreira de Engenharia é a mais procurada por estudantes que desejam se formar e garantir bons salários. E, realmente, os curso são os que mais pagam: um profissional, em início de carreira, pode receber um salário mensal de até R$4.060, para uma jornada de apenas 6 horas.



Ao decidir cursar Engenharia, o estudante precisa definir quais das vertentes disponíveis irá seguir. Tudo porque existem vários cursos dentro da careira de Engenharia: Engenharia Civil, Mecânica, de Produção, Ambiental, Química de Petróleo e Gás e a Elétrica que abordaremos nesse artigo. Quanto ganha um engenheiro elétrico?

engenheiro elétrico

Quanto Ganha um Engenheiro Elétrico?

Quem deseja trabalhar com sistemas elétricos, deve optar pela Engenharia Elétrica. O curso, com duração de 5 anos, forma Engenheiros Elétricos aptos a atuar na construção e manutenção de sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica. Confira abaixo algumas informações importante sobre a carreira!

Para um candidato à Engenharia Elétrica, ter habilidades com cálculo é imprescindível: mais de 60% das matérias do curso se baseiam em cálculos e fórmulas complexas. Ou seja, se você não gosta de matemática, a Engenharia Elétrica pode não ser uma boa opção!

Cursos de Especialização em Engenharia Elétrica

Pare se valorizar ainda mais, o Engenheiro Elétrico formado pode realizar cursos de especialização e de extensão. Geralmente, os candidatos procuram reforçar os conhecimentos de uma área específica, dentro das estudadas pela Engenharia Elétrica.

Boas opções de cursos complementares na área são os doutorados, mestrados e cursos de Especialização em Automação Industrial, Sistemas de Energia Elétrica – Qualidade de Energia e Engenharia de Sistema Elétricos de Potência.

Estudos realizados por instituições e sites especializados em carreiras e profissões afirmam que profissionais que possuem cursos de especialização, além da graduação comum, têm mais chances de concorrer às vagas em grandes empresas e multinacionais, elevando consideravelmente seus rendimentos!

Salário de Engenheiro Elétrico

Os salários dos profissionais especializados em Engenharia Elétrica realmente são bem atrativos. Porém, os vencimentos podem aumentar de acordo com a carga horária de trabalho, que pode variar entre 6 e 8 horas por dia.

Seguem abaixo os salários médios ofertados por empresas de médio e grande porte, segundo os pisos especificados, para engenheiros elétricos:

  • 6 horas diárias: 6 salários mínimos
  • 7 horas diárias: 7,25 salários mínimos
  • 8 horas diárias: 8 salários mínimos

* Devemos frisar que, apesar de haver um piso pré estabelecido, as empresas têm o livre arbítrio de oferecer salários mais altos do que os especificados!

E aí, gostou das oportunidades oferecidas aos profissionais de Engenharia Elétrica? Então inicie seus estudos, especialize-se e concorra à uma das oportunidades!

Confira também outros salários de engenheiros:

Um comentário em “Quanto Ganha um Engenheiro Elétrico – Salário

  1. Gostaria de fazer o curso de engenharia elétrica. mais to em dúvida. apesar de trabalhar como Elétricista e gostar de matemática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *