Quanto Ganha um Engenheiro de Controle e Automação – Salário

A Engenharia de Controle e Automação se direciona para o controle de processos industriais de automação de operações de manufatura, a partir de vários métodos provenientes dos recursos da elétrica, eletrônica, eletrônica e informática.



Unindo todos esses sistemas, a intenção é a criação de algo mais simples, econômico, funcional e flexível, focando na automação de uma planta que consiste em transformar um processo manual em semiautomático ou completamente automático.

engenheiro de controle automação

Quanto Ganha um Engenheiro de Controle e Automação?

O profissional Engenheiro de Controle e Automação pode atuar em três núcleos, com formação básica, em que há domínio de disciplinas como matemática, química, física, mecânica dos sólidos, informática, economia, expressão gráfica, entre outros.

No caso do profissionalizante genérico, há conhecimento em análise de sistemas, mecânica aplicada, eletricidade e eletrônica, modelagem, simulação de sistemas físicos. E para os profissionalizantes específicos, a formação inclui: gestão de tecnologia, instrumentação para automação e controle, processos e sistemas de fabricação, automação da manufatura e controle de sistemas, entre outros.

De acordo com a Resolução 11/CNE/2002, os profissionais da Engenharia de Controle e Automação apresentam as seguintes habilidades depois de formados na área: usar seus conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais na resolução de problemas no segmento; ser comunicativo, consciente, ético, responsável, atento às questões ambientais e buscar permanentemente se atualizar na profissão.

O Engenheiro de Controle e Automação poderá atuar nos setores industriais, comerciais, residenciais e de serviços, responsabilizando-se pela modernização, automação e pela otimização de seus processos e trabalhar em empresas de engenharia, por exemplo, além do mais, ele poderá se tornar um profissional autônomo e dono de sua própria empresa.

controle e automação

Podendo transitar em diversas áreas, de modo a integrar todos os conhecimentos adquiridos no decorrer de sua formação, o Engenheiro de Controle e Automação é bem-vindo nas áreas de Automação comercial e robótica; de Automação industrial; de Bioprocessos e de Informática, por exemplo.

O mercado de trabalho é bem promissor para esse tipo de profissional, uma vez que todas as empresas sempre têm alguma forma de automação que exige a atuação de um especialista.

Nesse caso, grande parte das vagas está na região do Rio de Janeiro e de São Paulo, sem contar a região sul do país e a região da Zona Franca de Manaus, bem como em algumas indústrias que se instalaram no Nordeste brasileiro e que, por sua vez, têm atuações variadas, como automação, de informática, têxtil, agropecuária, metalúrgica, siderúrgica, de cerâmica, de bioengenharia, aeroespacial, automobilística, mecânica, entre outras.

O salário inicial, trabalhando seis horas por dia é de R$4.068 para os Engenheiros de Controle e Automação.

2 comentários em “Quanto Ganha um Engenheiro de Controle e Automação – Salário

  1. O salario de um profissional depende sempre de como ele apresenta as soluções dos projetos e do resultados dos seus trabalhos.
    Quando o profissional não se sente realizado ou recompensado financeiramente no seu salario ele muda de empresa.
    Todos os problemas de engenharia depende do conhecimento técnico para ser estudado com o uso da matemática, da física, da química e eletrônica, enfim de todo conhecimento que foi adquerido para solucionar .
    Na minha vida profissional sempre usei muita matemática para resolver os dimensionamentos de válvulas, placas de Orifício, circuitos eletrônicos, Elementos de medição de vazão, precisa da matemática.
    Sempre tive um salarios proximo dos 20 mínimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *