Quanto Ganha um Designer de Games – Salário

Depende do talento. É possível construir uma boa carreira sendo designer de games.



É uma carreira no mínimo divertida. Milhões de pessoas passam horas na frente de um console – não percebem que o tempo passa. Ser designer de games é equivalente a ter uma profissão rentável e promissora. Isto, no entanto, não é uma brincadeira. Ele trabalha com jogos para a web, computadores, tablets e smartphones, mas também é habilitado pra criar jogos de tabuleiro e RPGs.

Designer de Games

designer de games

O mercado está crescendo, e esta é uma boa notícia para os designers de games. É hora de criar mais um “Gods of War”, “Helda” e “Halo”. O primeiro passo é estudar. O interessado pode fazer um curso técnico, uma graduação específica de design de games, ou Desenho Industrial ou Design Digital, por exemplo. Mas, para isto, é preciso fazer uma especialização. A PUC-SP oferece o curso de Tecnologia em Jogos Digitais e A Universidade Anhembi Morumbi, a graduação em Design de Games.

Seja como for, é importante se envolver com a cultura gamer: jogar, participar de eventos na área, visitar exposições, atualizar-se com o universo dos games em jogos, quadrinhos, filmes de ficção científica, etc. E ter a mente sempre aberta para criar novos personagens e histórias. Roteiro, desenhos, programação do game e até a trilha sonora fazem a diferença entre um profissional mediano e um gênio.

Faculdade de Design de Jogos

O segmento está apenas começando no país. Por aqui, predominam os pequenos estúdios de desenvolvimento que criam games para publicação na web ou em dispositivos móveis. Os jogos educativos, de treinamento ou publicitários (os advergames, criados para o lançamento de produtos), são um bom mercado para os designers de games.

Nos EUA, há um designer chefe, um profissional que desenvolve as interfaces, outro para criar os personagens e um roteirista. Aqui, a profissão é bem menos segmentada e o designer de games geralmente se responsabiliza por tudo: projeto, programação, arte e som. Talvez isto torne as concepções mais divertidas. Mas no mercado do país já são requisitados especialistas em roteiro, animação, modelagem, artes gráficas, programação e desenho.

Carreira de Desenvolvedor de Jogos

Design de games é uma carreira bastante promissora: segundo a agência alemã de notícias Reuters, a indústria de entretenimento (incluídos os jogos) é a maior do mundo e o Brasil é carente de bons profissionais, especialmente para games em tablets e celulares. Os salários ultrapassam os R$ 5 mil mensais.

Mesmo assim, o típico desenvolvedor de games brasileiro cria jogos para públicos bastante variados no que diz respeito à idade, sexo, renda familiar, etc. O segredo está na diversificação: quanto mais pessoas se interessarem pelo jogo, maior o sucesso de vendas – e, claro, o lucro.

Muitos designers de games são egressos de cursos da Ciência da Computação, mas os cursos específicos de Design de Games, que estão atraindo cada vez mais candidatos, englobam Modelagem em 3D, Animação, Técnicas de Programação, Direção de Arte, Desenho Geométrico e Descritivo, Matemática, fundamentos de Comunicação Visual e Inteligência Artificial.

Consultorias de recursos humanos afirmam que estão faltando desenvolvedores de jogos para o mercado de jogos brasileiros decolarem. Quem estiver interessado e tiver muita criatividade pode se preparar: vagas de emprego não vão faltar.

2 comentários em “Quanto Ganha um Designer de Games – Salário

  1. Oi eu sou o matheus e gostaria de fazer a faculdade de designer de games , onde eu posso fazer ?? caso leia esse comentario , me envie uma mensagem pro meu email que vou colocar aqui em baixo ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *