Quanto Ganha um Catador de Material Reciclável?

É um trabalho pesado e pouco valorizado. Um catador de material reciclável ganha um salário mínimo, em média.



O Brasil é campeão mundial em reciclagem de alumínio. Este fato, porém, não é devido a nenhuma iniciativa governamental, mas ao trabalho árduo dos catadores de material reciclável, que passam o dia recolhendo alumínio, papel, papelão, vidro e outros metais.

Catadores de latinha, papelão e outros materiais recicláveis podem gerar receitas e lucros que você desconhece, mas nesse artigo te ajudaremos a entender melhor como funciona a coleta e a troca do material por dinheiro.

Pesquisas indicam que 86% dos brasileiros consideram a reciclagem do lixo uma obrigação, para minimizar o impacto do descarte de resíduos sobre o meio ambiente. No entanto, apenas 26% separam regulamente o material reciclável do lixo orgânico. Isto aumenta o trabalho dos catadores, que literalmente ganham a vida com o lixo.

catadores de lixo agente ambiental ou catador

Posso ser um catador?

Em geral, os catadores de material reciclável atuam em cooperativas, o que garante uma renda mensal um pouco melhor. O trabalho é árduo: enquanto alguns percorrem as ruas em busca de lixo suscetível à reciclagem (a coleta seletiva), outros trabalham na triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos recicláveis e reutilizáveis.

Algumas cooperativas de material reciclável estabelecem contratos (na maioria das vezes, de caráter informal) com empresas e condomínios, para recolher o lixo não orgânico em horários predeterminados, garantindo ganhos para ambas as partes.

A atuação autônoma e dispersa ocorre em situações ainda mais precárias de trabalho. São os catadores de lixões, que percorrem sozinhos locais de descarte de lixo em busca de algum material para vender. Em grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, estes trabalhadores recebem R$ 0,19 por quilo de material reciclável recolhido.agente ambiental ou catador

Apesar de não receber nenhum reconhecimento social, um catador de material reciclável presta um grande serviço. Ele contribui para ampliar a vida útil dos aterros sanitários, para reduzir a extração de matéria prima (como a bauxita, fonte das embalagens de alumínio) e para deixar as ruas e praças mais limpas.

Existe curso para catador de material reciclável?

Não existem cursos para catadores de material reciclável. Na verdade, esta é mais uma entre as profissões de quem não tem profissão. Os catadores são oriundos das classes sociais mais baixos, não têm escolaridade e muitas vezes são moradores em condição de rua.

O treinamento dos novatos é feito acompanhando ou observando a atuação dos profissionais experientes. Para os autônomos, encontrar os locais que oferecem melhor remuneração por quilo recolhido também é uma tarefa muito importante.

catador de material reciclável

Em algumas cooperativas de material reciclável, os catadores podem ter acesso a alguns cursos que favorecem a profissão, tais como segurança do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, coleta segura, coleta de equipamentos eletrônicos, etc.

O trabalho, no entanto, é de alto risco. Os catadores de material reciclável se expõem a material orgânico em decomposição, à falta de horários predeterminados, à violência urbana, às variações climáticas, a riscos de acidentes com a manipulação do lixo, a acidentes de trânsito, etc.

Considerando que a atividade é de utilidade pública, as autoridades governamentais deveriam olhar com mais cuidado para este imenso contingente de brasileiros. Nós também podemos fazer a nossa parte, separando o lixo orgânico do material que pode ser reciclado.

Um comentário em “Quanto Ganha um Catador de Material Reciclável?

  1. meu sonho sempre foi ser catador de material reciclave muito obrigado otima postagem desse site me ajudo muito vou entra na faculdade de cata latinha ano que vem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *