Quanto Ganha um Bombeiro Civil – Salário

A remuneração varia de Estado para Estado. Está em discussão um piso nacional para o bombeiro civil.



O salário dos bombeiros civis é definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal. Em geral, nos reajustes, são aplicados os mesmos percentuais determinados para a Polícia Militar. No Rio de Janeiro, pratica-se o salário mais baixo: pouco mais de R$ 1.000, contra R$ 3.500 recebidos pelos seus colegas do Distrito Federal (os valores se referem aos iniciantes na carreira).

bombeiro civil

Quanto Ganha um Bombeiro Civil?

Seja qual for a faixa salarial, o bombeiro civil tem assegurado o adicional de periculosidade, de 30% do valor do salário mensal. Neste cálculo não são computadas gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Alguns Estados determinam o valor do salário de acordo com o porte dos municípios: em cidades com menos de 500 mil habitantes, os bombeiros civis ganham menos. As categorias estaduais que representam a categoria já se organizaram em uma federação e pretendem definir uma pauta conjunta, com um piso mínimo para o salário mensal do bombeiro civil.

Cada Estado define também o plano de carreira dos bombeiros civis. Em São Paulo, por exemplo, a carreira segue os seguintes passos: iniciante, líder, inspetor, chefe e mestre. A legislação federal não prevê os níveis “inspetor” e “chefe”, mas cada unidade da federação tem autonomia para organizar o cronograma de seus órgãos diretos e indiretos.

O que Faz um Bombeiro Civil?

De acordo com a lei, bombeiro civil é o profissional que se dedica de forma exclusiva à prevenção e ao combate a incêndios, contratado por empresas públicas e privadas. A jornada de trabalho é de 36 horas semanais, em escala de 12 horas de trabalho por 36 de repouso.

São três os níveis da categoria: bombeiro civil (nível básico), líder (formado como técnico – nível médio – em prevenção e combate a incêndios; os líderes são comandantes de guarnições) e mestre (graduado em Engenharia, com especialização em prevenção e combate a incêndios; é o responsável pelo departamento).

Formação e Cursos de Bombeiro Civil

O curso profissionalizante de bombeiro civil é ministrado por escolas particulares ou pelos corpos de bombeiros das unidades da federação. Além da formação específica, com técnicas sobre classes de incêndio, pontos de temperatura, propagação do fogo, equipamentos individuais e de combate, táticas de combate, busca e salvamento, análise de risco, abandono da área, os alunos também são capacitados com métodos de atendimento pré-hospitalar (resgate e primeiros socorros às vítimas).

O curso aplica avaliações regulares e, após o término dos seis meses de aula, os alunos com aproveitamento são encaminhados a um campo de testes, com simulações práticas de diversas situações que poderão surgir no dia a dia profissional dos novos bombeiros civis.

Além do curso básico, os interessados podem completar a formação com aulas de direção off-road 4×4 e operação de máquinas pesadas. Todos os bombeiros civis precisam participar de treinamentos de reciclagem periódicos, de acordo com a legislação vigente.

7 comentários em “Quanto Ganha um Bombeiro Civil – Salário

    1. Sr.Amos…ter no mínimo o ensino fundamental, gozar de boa saúde, ter documentos atualizados e lógico procurar uma escola de formação mais próxima.

    1. Tatuagens não impedi de realizar o curso. O piercing SIM. Pois pode te prejudicar durante o treinamento físico.
      Me formei a pouco tempo e tenho tattoo.

  1. Ola, gostaria de saber onde que faço o curso de bombeiro Civil no Rio de Janeiro?
    esse ” líder (formado como técnico – nível médio – em prevenção e combate a incêndios ” , onde faço esse curso no Rio de Janeiro? Faço antes ou depois de ser formar em Bombeiro Civil?

  2. Boa tarde,

    Estou a dois sabados para terminar meu curso de bombeiro profissional civil e tambem sou tec. em seg. do trabalho . gostaria de saber se com essa formação eu passo a ser bombeiro lider. tendo tec. em segurança.

    e quanto ganha o bombeiro lider

    obrigado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *