Quanto Ganha um Animador de Festas – Salário

Em festas infantis, não pode faltar a figura de um animador. Veja o que ele faz e quanto ganha por mês.



Contratar um ou mais animadores de festas infantis ajuda a conferir mais brilho e vivacidade às comemorações e também impede que os pais tenham de dividir para dar conta de recepcionar os convidados, sem se preocupar com o excesso de energia que contagia os pequenos, especialmente em momentos especiais.

Os animadores de festas podem organizar diversas atividades com as crianças: caças ao tesouro, mini sessões de cinema, teatro de marionetes, “apresentar” os convidados mirins aos personagens dos quadrinhos e do cinema.

O tempo destinado para cada atração varia de acordo com a faixa etária: os menores não têm paciência para se envolver em atividades muito longas ou cheias de regras e detalhes: preferem mergulhar em uma piscina de bolinhas ou cruzar um labirinto de plástico.

A alegria não termina com o final da festa: os encontros com personagens de contos de fadas ou de histórias de aventuras ficam eternizadas e, mesmo que memória das crianças ainda não tenha maturidade suficiente para recordar, os bons momentos podem ser revividos a qualquer momento, em álbuns e DVDs.

animador de festa

Aguçando sentidos

As brincadeiras de um animador de festas infantis mexem com a imaginação das crianças, enchendo seus olhos e ouvidos com peças de teatro, musicais, teatro de marionetes e de sombras, malabarismo e truques de mágica. A satisfação do olfato e do paladar fica por conta do bolo e dos doces.

Um bom animador de festas infantis deve dominar algumas técnicas, como tatuagens de hena, gincanas, oficinas de massinha de modelar, jogos pedagógicos, dança das cadeiras e muitas outras atividades que prendem a atenção e curiosidade dos pequenos. Um profissional medíocre (e a palavra é sinônimo de mediano) vai ser deixado às moscas.

Crianças são muito sinceras: se não gostam de uma atividade, simplesmente levantam-se e vão embora. Uma grande atriz dramática brasileira afirmou em entrevista que, em uma ocasião na qual teve de substituir às pressas a bruxa da Bela Adormecida, recebeu o maior elogio da carreira: uma criança pequena levantou-se da poltrona, aproximou-se do palco e falou: “Sua bruxa”.

Quanto Ganha um Animador de Festas?brincadeiras de festa infantil

Um animador de festas pode ganhar até R$ 4 mil por mês; no entanto, não é nada fácil. Os convidados para uma festa infantil se dividem basicamente em dois grupos: o dos dóceis, que aceitam com facilidade as propostas do animador, divertem-se e deixam o salão com a barriga doendo de tanto gargalhar, e a dos garotos chatos. Em uma subcategoria, poderiam ser classificados os tímidos, que quase sempre sentem medo dos bonecos.

As melhores brincadeiras

Um animador de festas infantis é um misto de educador, recreacionista e psicólogo. A paciência é a primeira das virtudes: quem se irrita facilmente com as condutas de crianças malcriadas deve pensar em outra profissão, porque elas existem em toda a parte.

Grande parte dos profissionais afirma que as melhores atrações de uma festa infantil são as realizadas espontaneamente. O animador de festas pode trazer brincadeiras antigas (desconhecidas pela maior parte da “geração conexão total”), como cabra-cega, esconde-esconde, bandeira, lenço-atrás, montagem de quebra-cabeças (físicos, e não virtuais), cirandas, etc.

Os pré-adolescentes que moram em casas térreas com espaço suficiente podem ser surpreendidos com um circuito de esportes radicais no próprio quintal. Existem animadores de festas especializados em montar atividades como arvorismo e tirolesa adaptadas à idade dos convidados. Para isto, porém, é necessário que o aniversariante já tenha demonstrado caráter aventureiro.

salário animador de festa

Dicas para contratar

Bons animadores de festas infantis precisam ter um portfólio para apresentar o trabalho aos possíveis clientes. O primeiro cuidado, porém, é verificar se eles possuem uma empresa ou o registro no MEI (Microempreendedor Independente), para garantir uma inspeção mínima dos equipamentos usados nas brincadeiras.

Apesar dos muitos profissionais autônomos existentes no mercado, o ideal é contratar equipes de animadores de festas infantis. Em primeiro lugar, porque a festa terá oportunidade de contar com muitas atrações; em segundo, porque o nível de qualidade estará assegurado.

Para festas com poucos convidados, porém, contar com um contador de histórias, mágico ou maquiador para as crianças já é suficiente para o êxito da comemoração. O importante é encontrar um bom profissional, que pode ser identificado nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *