Faculdade de Administração – Curso, Salário e Mercado

É a capacidade de gestão de recursos humanos, materiais e financeiros. Conheça um pouco mais sobre a faculdade de Administração, entenda mais os objetivos do curso, a faixa salarial que o mercado de trabalho paga na área e muito mais.



Trata-se de um dos mais clássicos de bacharelado. Infelizmente, muitos estudantes que se propõem a cursar a faculdade de Administração sem conhecer exatamente os objetivos do curso. São vários os candidatos que, por não saber que curso escolher, optam pela Administração de Empresas. No entanto, são necessários vários pré-requisitos para se dar bem nesta carreira.

faculdade de administração

Em primeiro lugar, é preciso saber se comunicar. O inter-relacionamento é fundamental para o trabalho.

A comunicação rica e sem ruídos fisiológicos (dores de cabeça, por exemplo), físicos (de origem externa), psicológicos (quando se deixa a mente divagar para outros assuntos além dos que estão se transformando em foco) e semânticos (quando a mensagem não fica clara para quem a recebe, em função de muitos termos técnicos e dados não disponíveis para a maior parte dos funcionários) é extremamente necessária para um bom gestor.

Faculdade de Administração

Quem pretende fazer a faculdade de Administração de Empresas precisa ter características de liderança e saber motivar equipes. Motivação, no caso, é saber despertar algumas necessidades nos subordinados. É identificar as melhores qualidades de cada um e saber como utilizá-los para atingir os objetivos de cada grupo de empregados.

A faculdade de Administração é um bacharelado de caráter generalista. Os estudantes aprendem sobre planejamento e controle da produção, estoque e qualidade dos produtos acabados, controle de qualidade, administração de pessoal, gestão de contas e compras, pagamentos e recebimentos, publicidade e marketing e os alunos podem inclusive aprender sobre sustentabilidade e qualidade de vida.

Um bom administrador de empresas precisa saber planejar, negociar, definir sobre a alocação dos recursos (sempre finitos), tomar decisões, controlar, mensurar e avaliar, solucionar problemas e analisar as melhores possibilidades para a gestão dos negócios.

A faculdade de Administração de Empresas é o curso mais procurado nos processos seletivos do país. Os dados mais recentes tabulados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), subordinado ao Ministério da Educação, mostram que mais de 1,3 milhão (18% do total de estudantes universitários) fazem esta opção.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para administradores é bastante amplo, devido às diversas qualificações aprendidas neste bacharelado de oito semestres. Mesmo assim, as faculdades graduam mais profissionais do que a capacidade de absorção das empresas: a oferta é mais alta que a demanda e isto pressiona os salários para baixo.

Para ter sucesso na carreira, é necessária a qualificação permanente. Procurar fazer uma pós-graduação ou cursos de extensão universitária amplia as opções. Dominar outros idiomas e saber utilizar os programas de informática também diferenciam os bons profissionais.

Salário

O Conselho Federal de Administração estabelece um piso salarial de 8,5 salários mínimos nacionais para a categoria. No entanto, como muitos jovens são contratados para cargos com outras nomenclaturas (como supervisores e analistas). A média salarial para recém-formados fica em R$ 1.500 e R$ 2.500 mensais, de acordo com porte da empresa e da região em que está instalada.

+ Confira: Quanto Ganha um Administrador de Empresas – Salário

administracão

Curso de Administração de Empresas

Os alunos da faculdade de Administração estudam empreendedorismo, comunicação, semiótica e retórica, marketing, matemática, estatística, processos psicológicos nas relações de trabalho, economia, ética, teoria geral da administração, contabilidade, ciências políticas, desenvolvimento financeiro, inteligência organizacional, métodos e técnicas em pesquisas, entre outras disciplinas.

Os estudantes também recebem aulas de informática, história, sociedade, cultura e natureza. Para a graduação, o estágio supervisionado é obrigatório, mas é importante procurar opções para atuar na área já no primeiro ano da faculdade de Administração. Os programas de trainees (para recém-formados) facilitam bastante a inserção no mercado de trabalho.

+ Outro curso na área: Curso de Auxiliar Administrativo – Profissão, Funções e Salários

Um comentário em “Faculdade de Administração – Curso, Salário e Mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *