Curso de Engenharia Ambiental e na Área de Meio Ambiente

A carreira exige interesse pelas causas ecológicas e pendor pelas exatas. Saiba mais sobre o curso de Engenharia Ambiental.



Em algumas faculdades, o curso é chamado de Engenharia Ambiental e Sanitária. Apesar de focado em questões ambientais – seus problemas e soluções –, o curso exige muito cálculo e muitos conhecimentos de física e química.

Engenharia Ambiental: como é o curso?

cursos online na área ambiental

O graduado em Engenharia Ambiental está habilitado a desenvolver projetos para resolver problemas ambientais causados pela interferência humana, tais como a poluição do ar, rios e mares, o aquecimento global e o descarte do lixo e dos resíduos da linha de produção (a chamada logística reversa).

O curso de Engenharia Ambiental considera as conexões entre o mundo natural e físico, estabelecendo relações entre a população, consumo, tecnologia, e capacidade de sustentação da biosfera; também leva os estudantes a refletir sobre valores como equidade, justiça, princípios de precaução, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

A principal preocupação do curso de Engenharia Ambiental é formar profissionais que garantam a produção econômica aliada à preservação da água, do ar e do solo. Todos os projetos, operações e construções são organizados de acordo com princípios de conservação da água e do esgotamento dos resíduos, sempre respeitando os limites da exploração do ambiente.

A recuperação de áreas degradadas também faz parte do dia a dia do engenheiro ambiental.

meio ambiente

O mercado de trabalho em áreas do meio ambiente

Atualmente, está em expansão, mas muitos engenheiros ambientais, no início da carreira, reclamam da falta de oportunidades no mercado de trabalho. O estágio supervisionado é fundamental e pode abrir as portas para vagas em empresas de diversos setores.

A carreira em Engenharia Ambiental é regulamentada desde 1966. À época, a profissão era enquadrada entre “Engenharia Agronômica em termos genéricos”; ainda não havia preocupação efetiva com a manutenção do meio ambiente.

De acordo com a legislação (lei nº 5.194/1966), ao engenheiro ambiental compete: supervisão, coordenação e orientação técnica, estudo, planejamento, projeto e especificação, estudo de viabilização econômica, assistência, assessoria e consultoria, ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, elaboração de orçamentos, condução do trabalho técnico, fiscalização e produção e organização das equipes de instalação, montagem, operação, manutenção e reparo.

Ainda segundo a lei, todos os engenheiros devem receber seis salários mínimos (atualmente, pouco menos de R$ 4.800), por uma jornada de 30 horas semanais. Quando as empresas trabalham com jornadas de 40 ou 44 horas semanais, é devido o pagamento de horas extras, equivalente a aproximadamente um terço do salário.

+ Quanto ganha :

Cursos Online de Meio Ambiente

cursos de meio ambiente

  • Curso de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos
  • Curso de Licenciamento Ambiental
  • Curso de Auditoria Ambiental
  • Curso de Direito Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental oferece aulas de cálculo, geometria analítica, física, química orgânica e inorgânica, química ambiental, geotecnia ambiental, saúde e higiene ambiental, planejamento e estatística, gestão e mecânica dos materiais. São cinco anos de estudos, em uma faculdade de bacharelado e licenciatura.

De acordo com o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), os melhores cursos de Engenharia Ambiental são oferecidos pela UFRJ, UFRGS, UFV (Viçosa, MG), Centro Universitário Salesiano (de São Paulo), UFMS, UFAL, UFES, PUC-Rio, UFOP (Ouro Preto, MG) e UFCG (Campina Grande, PB).

Vale lembrar que as universidades estaduais paulistas não participam da avaliação do ENADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *